Técnicas Básicas de Plantio
Este artigo é pra você que ama plantas, mas não tem a menor noção de como plantar nenhuma mudinha. Venha comigo, e eu te mostrarei técnicas simples e básicas de plantio.
Muitas pessoas encontraram prazer na jardinagem. É uma atividade relaxante e terapêutica, sem falar que contribui diretamente para a saúde. Mexer com a terra, conviver com o verde das plantas e voltar o pensamento para a natureza, alivia o estresse do dia a dia, pode se tornar um hobby e alegrar sua vida embelezando o espaço, melhorando o ambiente e trazendo uma melhor qualidade de vida.
Importante destacar que a oportunidade de plantar, cultivar e colher o próprio alimento (natural, orgânico e livre de qualquer química) resgata origens e sentimentos maravilhosos, que por vezes, estão escondidos dentro de nós.
A primeira coisa a ser feita é escolher o que você quer plantar, seja através de sementes, mudas ou plantas adultas (ornamentais e comestíveis). Obtenha todas as informações necessárias do produtor. De onde sua planta vem? É proveniente do cultivo local ou veio de outra cidade, por exemplo. Vai necessitar de um período de adaptação?
Toda planta possui características e necessidades próprias. Você precisa saber se é uma planta que precisa da luz do sol diretamente nela, se é de meia sombra ou sombra. Se ela gosta de muita ou pouca água. Se o solo precisa ter mais areia, terra vegetal ou substrato próprio em sua composição? Existem muitas informações que precisam ser verificadas para que você tenha sucesso no cultivo e nos cuidados.
Você escolheu sua planta, sabe qual o ambiente ideal para ela, é hora de escolher se vai cultivá-la no recipiente em que ela nasceu ou trocar para um vaso maior. Existem uma infinidade de materiais, tamanhos, formatos, cores, etc. Escolha o da sua preferência e de acordo com as necessidades da sua planta.
Vai plantar diretamente no solo? Melhor ainda, mas lembre-se de checar se o local é ideal, qual o tamanho que a planta pode atingir quando adulta, como são suas raízes, etc. Se você sentir dificuldade, procure ajuda profissional.
Se o cultivo for em vaso. Siga os seguintes passos:
– O vaso precisa ter furos ao fundo para que a água da rega não fique presa dentro do recipiente. Se não tiver, faça um para não acumular agua e apodrecer as raízes de sua planta;
– Coloque uma camada para drenagem (pode usar argila expandida, pedrinhas, pedaços de isopor ou cacos de telha). Essa camada é importante para separar as raízes da água.
– Em seguida, coloque um pedacinho de manta geotêxtil, suficiente para cobrir a camada de drenagem. Ela vai evitar que o substrato ou as raízes da planta entupam o buraco do vaso;
– Coloque uma camada de terra ou substrato (depende do que a planta preferir) somente para cobrir a manta.
– Posicione a planta, certifique-se que o torrão (a parte onde estão as raízes) está posicionado abaixo da borda do vaso. Complete com a terra, envolvendo toda a planta. Aperte um pouco a fim de diminuir os bolsões de ar que se formam e atrapalham o desenvolvimento das raízes;
– Por fim, regue sua plantinha, deixando a terra úmida sem encharcar. Você pode cobrir a terra com casca de árvore ou pedrinhas ou plantas de forração dando acabamento em seu vaso e ajudando a manter a umidade.
Veja também:
O Que é Sol Pleno, Meia Sombra e Sombra?
Plantas Ideais Para Ambientes Internos.
Entenda a Importância do PH do Solo.
Com a prática, você vai perceber que não é difícil e se tornará um prazer!
E aí vamos pôr em prática o que acabou de aprender? Pra que deixar para depois né? Compre agora aqui na PlanteMais.Com tudo que você precisa para seu primeiro plantio. Plante Mais Experiência!
AUTORA: ISABELA CONRADO
DATA: 05/07/2021
Ficou com alguma dúvida? Ou quer sugerir algum tema? Deixa aqui embaixo nos comentários.
Essa técnica deu certo com minhas mudas, vou ter que transplantar as outras para ver se melhoram tbm!!