Seja a Ovelha Verde da Família
Esse ano, ao completar mais um ciclo de vida, bateu uma necessidade de expandir para o restante da família as atitudes ecologicamente corretas que ando implantando em meu dia a dia. “Quem sabe assim trago mais alguém para o meu lado?”, pensei.
Ninguém muda de uma hora para outra, é todo um processo, uma mudança de antigos hábitos e práticas que devemos, em alguns casos, abolir da nossa vida. A primeira atitude a ser tomada é entender o seu papel e seu lugar na Natureza. O ser humano é uma parte do todo. Uma parte que influencia demais no restante, mas ainda assim, somente uma parte.
Minha primeira tentativa foi começar a compartilhar, no grupo de bate-papo da família, alguns artigos sobre: compostagem caseira, reutilização da água de chuva, economia de água no banheiro e cozinha, consumo de orgânicos, redução do consumo de plásticos, etc.
A reação inicial é achar que não vão conseguir fazer tudo isso em casa. “Composteira atrai bicho e fede!”, foi a primeira reação após enviar um vídeo ensinando como fazer uma compostagem caseira. É normal que exista certa resistência inicial porque, como disse, há necessidade de mudanças de antigos hábitos. E aproveito para esclarecer que uma composteira não fede e não atrai bichos, se você fizer da forma correta e acrescentar minhocas para acelerar todo o processo.
Não é uma tarefa fácil. Requer boa vontade e criatividade para se adaptar a essas novas iniciativas. Depois de um tempo se torna hábito e a dificuldade desaparece.
Lembro que comecei levando minha própria sacola para o mercadinho na hora de comprar frutas. Um saquinho para pesar cada item? Nunca mais fiz isso! Que “embalagem” melhor que a casca da própria fruta? Ficou difícil ou complicado lembrar de pegar a sacola quando for ao mercado? Deixa uma na saída da casa, não esquecerá mais! Outro bom argumento é lembrar-se das sacolas plásticas que as tartarugas comem confundindo-as com águas-vivas. Lembrou? Pode ser a sua! Sem falar nos microplásticos que já foram encontrados nos peixes que nós comemos! As previsões indicam que até 2050 teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos.
Água? Bem precioso e imprescindível à vida! Como estamos cuidando dela?
O planeta Terra possui água em torno de 70% de sua superfície, porém, somente 3% não é salgada. E esses 3% ainda se dividem em geleiras, águas subterrâneas, misturadas ao solo e sobram cerca de 0,009% em lagos e rios. Muito pouco, não é mesmo? E como estamos tratando essa água? Será que estamos utilizando esse recurso tão valioso da melhor forma possível? Podemos constatar, principalmente nas grandes cidades, que não estamos fazendo jus ao valor que a água tem. Você sabia que uma única calça jeans utiliza mais de 5 mil, isso mesmo, 5 MIL LITROS DE ÁGUA para ser produzida? Reaproveitar água de chuva, água da máquina de lavar roupas, da pia do banheiro ou da cozinha é uma ótima tentativa de reduzir o impacto de nosso consumo. Instalar sensores e bicos redutores em torneiras, também são boas iniciativas. Métodos diversos já existem, basta buscar soluções que mais se adequam a sua realidade.
Meu maior desejo é criar nas pessoas uma consciência do nosso impacto na natureza. Nossos hábitos de vida causam um consumo de recursos naturais de forma desenfreada. Como podemos mudar isso? Mudando nossos pensamentos e conceitos. Diminuindo o consumo em geral de itens que não sejam básicos. Saber que existe um limite de produção, existe um limite de reposição natural dos recursos. Nada é infinito e tudo na natureza tem um porquê. Criar um desequilíbrio num único item pode desencadear problemas muito maiores numa cadeia que se entrelaça de forma muito harmoniosa e essencial à nossa vida.
Portanto, antes de consumir, avalie o impacto que seu hábito produz, avalie como você pode compensar a Natureza na tentativa de amenizar as pegadas que deixamos em quase todas as nossas ações.
Ainda estou na luta pela mudança de meus familiares, mandando minhas mensagens, dando exemplos práticos para ilustrar e incentivar a todos de que é possível mudar a rotina, e se tornar mais uma ovelha verde da família.
Veja também:
O Que é e Para Que Serve o Composto Orgânico
Horta no Apartamento
A Importância das Abelhas
Se ainda não é a ovelha verde da família, está esperando o que para se render ao lado verde da força? e se por acaso você já é, continue fazendo a sua parte e influencie o máximo de pessoas possíveis a se tornarem também. Plante o bem!
AUTORA: ISABELA CONRADO
DATA: 21/06/2021
Ficou com alguma dúvida? Ou quer sugerir algum tema? Deixa aqui embaixo nos comentários.