Plantas Tóxicas para Crianças e Pets
Quem nunca ouviu alguém dizer: “Lá em casa é assim: criança, um monte de planta, gato, cachorro, periquito, papagaio…” Quem nunca? Ainda mais quando a pessoa ama a natureza e só se sente feliz se estiver rodeada de suas verdinhas e pets. Tudo lindo e maravilhoso, mas é preciso estarmos atentos a alguns pontos desta convivência entre crianças, pets e plantas para evitarmos acidentes.
Crianças são mais fáceis porque você pode ensinar, mostrar, explicar e elas aprendem o que podem e o que não podem. Elas entendem que não devem brincar com o que pode ser prejudicial à saúde, como plantas que são leitosas, que tem pelinhos nas folhas, que possuem espinhos ou que são cortantes.
No caso dos pets, complica um pouquinho porque cães e gatos costumam ser curiosos, brincalhões e adoram explorar o local e nem sempre acatam seu comando (principalmente os filhotes – que precisam de um tempo para o condicionamento e adestramento). E é durante estes passeios que alguns acidentes com a ingestão e o contato com plantas tóxicas podem acontecer.
Muitas das plantas, principalmente as mais cultivadas em ambientes internos (em vasos e floreiras), apresentam alguma toxicidade. A maioria só acarretará em problemas sérios se ingeridas. Mas muitas podem causar alergias por contato com a pele, coceiras, diarreias, vômitos, queimaduras e, em um caso extremo, até a morte de seu bichinho.
Aqui vão dez exemplos de plantas que muita gente possui em casa e não sabe que apresentam alguma toxicidade. Umas mais do que outras, mas você não precisa se desfazer delas. Mesmo porque, muitas só apresentam realmente um risco maior quando ingeridas – como já citei acima. São elas:
√ Comigo ninguém pode (Dieffenbachia seguine)
√ Jibóia (Epipremnum pinnatum)
√ Azaléia (Rhododendron spp.)
√ Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
√ Antúrio (Anthurium andraeanum)
√ Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)
√ Bico de Papagaio (Euphorbia pulcherrima)
√ Azaléia (Rhododendron simsii)
√ Babosa (Aloe vera)
√ Costela de adão (Monstera deliciosa)
Não desanime por isso e nem descarte suas plantas. Elas dão vida a qualquer ambiente e nos trazem inúmeros benefícios. Plantas filtram nosso ar, bloqueiam a poluição sonora, nos dão privacidade com cortinas verdes e ainda trazem o convívio da natureza para perto de nós.
Procure cultivá-las de maneira que fiquem visíveis, decorativas, lindas em sua casa, mas em um local fora do alcance de crianças pequenas e dos pets para evitar acidentes.
Veja também:
Plantas Ideais Para Quem Tem Pets.
Tipos de Jardins Verticais.
AUTORA: PAULA CONRADO
DATA: 05/07/2021
Ficou com alguma dúvida? Ou quer sugerir algum tema? Deixa aqui embaixo nos comentários.